-
Leitura e Escrita

(RE)LEITURA: UM NOVO OLHAR SOBRE A TELA
Jeanynni Fortunato Severo (UFRPE-UAG)

A ESCRITA NA ESCOLA: UMAANÁLISE DE PRODUÇÕES TEXTUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO BÁSICO
Anderson Menezes (UFRN)
Rodrigo Luiz Silva Pessoa (UFRN)
Maria da Penha Casado Alves (UFRN)

A FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA NA ACADEMIA: UM SONHO POSSÍVEL
Diana Maria Leite Lopes Saldanha (UERN)
Araceli Sobreira Benevides (UERN)

A INFORMATIVIDADE EM PRÁTICAS DE ESCRITA NO BCT/UFRN
Marília Campos Sabino (UFRN)
José Romerito Silva (UFRN)

A INTERFERÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NAS PRÁTICAS DE LEITURA DOS PROFESSORES
Tânia do Socorro Ferreira da Silva (UFT)
Profª. Dra. Maria José de Pinho (UFT)
Prof. Dr. Wagner Rodrigues Silva (UFT,CNPq)

A LEITURA E A ESCRITA NA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL: DOS ERROS ÀS MARCAS DE ORALIDADE
Maria de Fátima de Souza Aquino (UEPB)

A LEITURA LITERÁRIA NO CAMPO DO DISCURSO RELIGIOSO: TRABALHANDO OS CONTOS DE ORIGEM
Araceli Sobreira Benevides (POSEDUC/Ciências da Religião/UERN)

A MULTIMODALIDADE EM TEXTOS NO ENSINO UNIVERSITÁRIO
Eneida Martins de Oliveira - UFPB

A PROVA DO PISA: POR QUE OS ALUNOS NÃO ESTÃO ACOSTUMADOS COM ESSE TIPO DE EXAME?
Michelle Lima (UFS)

A RELEVÂNCIA DE ATIVIDADES DE LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE REFLEXIVA DO LEITOR EM CONTEXTO ESCOLAR
Michel Pratini Bernardo da Silva (UFPB)
Pedro Farias Francelino (UFPB)

A VOZ INSTITUCIONALIZADA: O QUE DIZ A ESCOLA SOBRE A LEITURA NA VISÃO DOS PROFESSORES
Raquel Monteiro da Silva Freitas (UFPB)

ABORDAGENS E CONCEPÇÕES DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Laurênia Souto Sales (UFPB)

ANALISE DE ENUNCIADOS EM JORNAIS BRASILEIROS DO SÉCULO XIX: A QUESTÃO DA ABOLIÇÃO
Mozart Dantas da Silva Xavier (UFRN)
Sulemi Fabiano Campos (UFRN)

APRESENTAÇÃO EM LIVRO DIDÁTICO: A VOZ DO TU NA VOZ DO EU COMO TRAÇO RESPONSIVO ATIVO
Agildo Santos Silva de Oliveira (UESC)
Vânia Lúcia Menezes Torga (UESC)

APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS DE POLIFONIA E DIALOGISMO EM DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Maria Aparecida da Silva Miranda (UFRN/PPgEL)
Sulemi Fabiano Campos (UFRN/PPgEL/GETED/GEPPEP)

AS ATIVIDADES DE LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: INTERDIÇÕES E SILÊNCIOS
Julianny de Lima Dantas (UFRN)

AS INTERFACES DISCURSIVAS NA OBRA “COISAS DA VIDA DE ODILOM PINTO
Magno Santos Batista(UESC)
Prof.Dra.Maria D’ Ajuda Alomba Ribeiro (UESC-Orientadora)

AS MARCAS DA PRESENÇA DO OUTRO EM TEXTOS ACADÊMICOS
Thayanny Kelinny Vasconcelos de Lima (UFRN/DLET/REUNI/GETED)
Dra. Sulemi Fabiano Campos (UFRN/PPgEL/GETED/GEPPEP)

ASPECTOS DA ESCRITA NA FORMAÇÃO DO PESQUISADOR A PARTIR DA DÉCADA DE 1970
Thayse Santos Arimatéia (UFRN/ DLET/ GETED/ REUNI)
Profª Drª Sulemi Fabiano Campos (UFRN/ PPgEL/ DLET/ GETED/ GEPPEP)

CARNAVALIZANDO A MATEMÁTICA
Autora: Profª. Ms. Franceliza Monteiro da S. Dantas (UFRN)
Orientadora: Profª. Drª. Maria da Penha Casado Alves (UFRN)

CRENÇAS DE ALUNOS DO CURSO DE JORNALISMO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA
Marcos Nonato de Oliveira (UERN)

CURSO MEDIADORES DE LEITURA E IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DE ENSINO DOS DOCENTES
Fabíola Cordeiro de Vasconcelos (UFCG)
Maria de Fátima Alves (UFCG)

DAS HISTÓRIAS AOS MODOS DE LEITURA DE PROFESSORES
Keila Gabryelle Leal Aragão (PROLING/UFPB)
Ayanne Mayelle da Silva Ferreira (PROLING/UFPB)

DE IMPRECISÕES, DE RECUOS E DE ALUSÕES: UMA LEITURA DE “O RISCO DO BORDADO”
Vânia Lúcia Menezes Torga (UESC/BA)

DIÁLOGOS COM A CONCEPÇÃO BAKHTINIANA DE ESTILO: DA FORMA COMPOSICIONAL À FORMA ARQUITETÔNICA
Willame Santos de Sales (UFRN)
Orientadora: Profa. Dra. Maria da Penha Casado Alves (UFRN)

DO ANÚNCIO ENUNCIADO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DESSE GÊNERO DISCURSIVO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO MÉDIO
Tacicleide Dantas Vieira (UFRN)

EFETIVAÇÃO DE PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA EM UM LIVRO DIDÁTICO: ELEMENTOS QUE EMERGEM NA “LEITURA” DA PROFESSORA
Quitéria Pereira de Assis
Regina Lúcia Buarque da Silva
Sérgio Onofre Seixas

EPISÓDIOS DE PROPOSTAS DE ESCRITA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: MECANISMOS DE CONTROLE
Janima Bernardes (UFRN/PPgEL/GETED)
Sulemi Fabiano Campos (UFRN/PPgEL/GETED/GEPPEP)

HETEROGENEIDADE ENUNCIATIVA: REFLEXÕES SOBRE A PROMOÇÃO DA VOZ DO OUTRO NA ESCRITA ACADEMICA
José Antônio Vieira (PPgEL/UFRN/GETED/UNEMAT)

IDEOLOGIA OFICIAL E IDEOLOGIA DO COTIDIANO PRESENTES NO ROMANCE ABDIAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA INTERAÇÃO VERBAL DAS PERSONAGENS
Gessyca Pereira Vitorino (Bolsista Pet-letras/UFCG)

ITINERÁRIOS OFICIAIS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS ORIENTADORES SOBRE O ENSINO DA LEITURA
Maria da Conceição Rêgo de Araújo (Mestranda PPGED-UFRN / Bolsista Capes/INEP-OBEDUC)

LEITURA E ESCRITA NA GRADUAÇÃO
Josefa Francisca Henrique de Jesus (UERN)

LEITURA E INTERTEXTUALIDADE
Alexandra Pereira Dias (UFPB) alexandradias@gmail.com
Maria do Carmo dos Santos (UFPB)

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INTERACIONISTA COMO PROPOSTA DE MELHORIAS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Wilder Kleber Fernandes de Santana (UFPB)
Edilerrandro Porfírio Neves Medeiros(UFPB)
Pedro Farias Francelino
Maria de Fátima Benício de Mello
Maria de Fátima Almeida

LEITURA ORAL E ESCRITA: PONTOS E CONTRAPONTOS
Luciana Virgínia Prazeres Teixeira Santos (FADIMAB)

LEITURAS: VIVÊNCIAS COM O ENSINO FUNDAMENTAL
Maria de Fátima Almeida (UFPB)

LER EM PORTUGUÊS E ESCREVER EM MATEMÁTICA: OU VICE-VERSA
Claudenice Cardoso Brito (UFRN)

LETRAMENTO: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Jullyana Queiroz de Aragão Sá – UFPB
Marcelli de Souza da Silva – UFPB
Nilbe de Vasconcelos Pedro – UFPB
Rayana Roberta dos Santos Evangelista – UFPB

MANUAL DO PROFESSOR, OU COMO ORIENTAR O PROFESSOR A ENSINAR A PRODUZIR TEXTOS
Maria da Conceição Rêgo de Araújo (Mestranda PPGED -UFRN / Bolsista Capes/INEP)

MODOS DE ARGUMENTAÇÃO DO DISCURSO EM CARTAS DE LEITORES DO SÉCULO XIX
Maria Joyce Paiva Medeiros (UFRN)
Orientadora: Sulemi Fabiano Campos (UFRN)

O DISCURSIVO NO GÊNERO CHARGE: A QUESTÃO DAS FORÇAS DISPERSANTES
Fernanda de Moura Ferreira (UFRN)
Orientadora: Profa. Dr.ª Mª da Penha Casado Alves (UFRN)

O PIBID E A CONTRIBUIÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Francisca das Chagas Nobre de Lima (EEBW)
Maria da Penha Casado Alves (EEBW)

O USO DOS CONCEITOS DE VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA NA ESCRITA DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
Elza Maria Silva de Araújo Alves (UFRN/PpgEL/GETED)
Sulemi Fabiano Campos (UFRN/PPgEL/GETED/GEPPEP)

OBSERVAÇÕES DE DADOS SINGULARES DA CRIANÇA EM ATIVIDADE DE REESCRITA
Kaline Araujo-Mendes (UFC)
Lavínia Rodrigues de Jesus (UFC)

ORIENTAÇÕES DE LEITURA E ESCRITA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA
Luanna Priscila da Silva Gomes (Bolsista/professora da Rede Capes/INEP - SEEC – RN)

PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES DE LEITURA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Marta Maria Minervino dos Santos

PONHA A BOCA NO MUNDO: UMA CARTA CHEGOU PARA VOCÊ
Ladmires Luiz Gomes de Carvalho (UFRN)
Orientadora: Profa. Dra. Maria da Penha Casado Alves

POSICIONAMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOBRE A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Ailton Dantas de Lima (IFRN)

PRÁTICAS DE ESCRITA E REVISÃO NA ESFERA ACADÊMICO-CIENTÍFICA
Risoleide Rosa Freire de Oliveira

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA ESFERA ACADÊMICA: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Denize Cruz e Silva UFRN/CERES
Célia Maria de Medeiros UFRN/CERES

PRÁTICAS DISCURSIVAS E RELAÇÕES AFETIVAS NA CONTEMPORANEIDADE: O CASO DOS VERBOS FICAR E NAMORAR NO CONTEXTO DO VESTIBULAR DA UFRN
Kassios Cley Costa de Araújo (UFRN)

PRÁTICAS DOCENTES E FORMAÇÃO DO LEITOR
Auricélia Moreira Leite – UFPB
Daniel Alex Barbosa – UFPB
Liliane Silva Fernandes – UFPB
Pablo Diego Cavalcante Lira – UFPB
Profª Drª Eneida Martins de Oliveira – UFPB

PRODUÇÃO TEXTUAL EM AVALIAÇÕES ESCRITAS DE ESPANHOL/LE: COM OU SEM PROPÓSITO COMUNICATIVO E AUDIÊNCIA?
Hiran Nogueira Moreira (UECE)
Iúta Lerche Vieira (UECE)

PROFESSORES E ALUNOS DE PORTUGUÊS: ENTRE O ENSINO DE LÍNGUA E A FORMAÇÃO DO LEITOR E ESCRITOR
Rosângela Oliveira Cruz Pimenta (UFAL)

RECORTES SOBRE A LEITURA E A ESCRITA NO ESTUDO DE CASO DO SUJEITO AFÁSICO RG
Iva Ribeiro Cota (UESB)
Emanuelle de Souza Silva Almeida (UESB)
Nirvana Ferraz Santos Sampaio (UESB)

REFLEXO DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS NO LIVRO DIDÁTICO: AS ATIVIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA
Erica Poliana Nunes de Souza Cunha (UFRN)
Orientadora: Profa. Dra. Maria da Penha Casado Alves (UFRN)

REVISÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NA PERSPECTIVA DIALÓGICA
Joelma Rodrigues Felipe (UERN)
Risoleide Rosa Freire de Oliveira (UERN)

REVISÃO DE TEXTOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE ATIVIDADES INDIVIDUAIS E COLABORATIVAS
Marcilene Gaspar Barros (UFC)
Maria Elias Soares (UFC)

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO ORGANIZADOR DAS ATIVIDADES NA DOCÊNCIA
Michel Lima Fontoura (UFRN)
Orientadora: Profa. Dra. Maria da Penha Casado Alves (UFRN)

TESTES DE COMPREENSÃO DE TEXTO: UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE LEITURA
Annallena de Souza Guedes (IFBA – campus Ilhéus/UFAL)

UM SER (TÃO) DE VOZES: O ESTILO E O ACABAMENTO ESTÉTICO NA POESIA DE PATATIVA DO ASSARÉ
Janaína Moreno Matias (PPgEL/UFRN)

VOZ DO OUTRO NA ESCRITA ACADEMICA
Sulemi Fabiano Campos(UFRN/PPgEL/GETED/GEPPEP)

VOZES SOCIAIS DE PROFESSORES E DE ESTUDANTES SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ivone R. D. Monteiro (Doutoranda-UFRN)
Profa Dra Maria da Penha C. Alves (UFRN)